fbpx
Cervejaria Staunen Bier.

Chegou o nosso Inverno e com ele o vento e chuva, que são os nossos companheiros diários, e com isso, normalmente alteramos nossos hábitos alimentares. Deixamos os alimentos leves e vamos em busca de algo que nos aqueça internamente. Não é mesmo?

Sopas e caldos passam a ser degustados com bastante frequência, muitas vezes como prato principal. E o que beber neste momento? Vinhos? Bebidas mais alcóolicas? Até pode ser, mas que  tal harmonizarmos nossa sopa com uma cerveja?

A diversidade de estilos de cerveja disponíveis hoje em dia, nos permite não nos separarmos dela  nem nos dias mais frios. Existem estilos de cerveja com bastante malte e teor alcoólico elevado que vão nos satisfazer e com a escolha correta, melhorar o sabor do prato degustado.

Logicamente, não vamos tomar uma cerveja “estupidamente gelada”. E quando se trata de cerveja especial, isso não deve ocorrer nem no calor! Devemos tratar bem quem vai nos dar prazer à mesa. Cerveja de boa qualidade,  artesanal, normalmente  indica no seu rótulo a temperatura que deve ser servida e é muito importante seguirmos para que a cerveja possa mostrar sua personalidade de aromas, creme e sabor.

Hoje não vamos falar como é feita a harmonização, apenas indicar algumas sugestões já consagradas. Anote ai:


>Caldo de Feijão -> Porter Pepper, IPA, APA;
> Sopa de Legumes ou Vegetais ->  Porter Pepper ou Stout;
> Caldo-Verde -> Pale Mate, Porter Pepper, IPA,Apa;
> Caldo De Feijão ou até Feijoada -> Porter;
> Sopa de Queijo -> Pale Mate,  Porter Pepper, IPA, APA;
> Creme de Cebola -> Hop Red,
> Sopas Pouco Cremosas -> Pilsener.

Lembrando que são sugestões, afinal se alguém não gosta de um estilo da cerveja, dificilmente irá apreciar a harmonização. O gosto pessoal pelo prato ou bebida tem que ser levado em conta.

Agora é aproveitar as coisas boas que o Inverno traz, o aconchego do lar e pratos e bebidas maravilhosas que a estação nos propõem!

Gostou da matéria? Quer saber mais? Deixa o seu comentário, compartilhe essas sugestões, harmonize em casa com StaunenBier!

por Cassiane Fleck

Foto: Bruno willy.

Carrinho